#Mr. Sunglasses

#RENAULT CLIO - CHEF

#REEL

#Retrato Trailer

#Camper Van

#Miguel Gameiro Feat Mariza - O Teu Nome

#A Série Trailer

#SUSHI FACTORY

#O Que Há de Vir

#I"m a Danone little body!

#O vírus do Natal

#Youmi

#Slim & The Beast - Lisbon | Director’s cut

#É Preciso

#HOLMES PLACE - SPARTANS

#Come to Portugal

#Joggers

#Mimosa Bolachas SM

EFACEC - When you grow up

#RENAULT CLIO - DANIEL

#CASTLES - TAVERN SCENE

#BMX

#Nescafé Dolce Gusto

#RENAULT CLIO - DESIGNER

#Go Green

#WELLS - PENELA SCENE

#TRAMS

#RENAULT CLIO - PEDRO

#CAMILE - BISCOCHO

#DAB

#WELLS - CLOISTER SCENE

#Nariz Vermelho

#CASTLES - LIBRARY SCENE

#The Devil"s Picture Book

#WALLS - TOWER SCENE

#JANSEN BEER - GUY

#JANSEN BEER - GIRL

#CASTLES - FIGHT SCENE

#Lisbon Smarter

Director de Fotografia

O que o Director de Fotografia faz num filme.

Director de Fotografia

Uma das capacidades mais vitais de um director de fotografia é ver a luz e relembrá-la. A “memória da luz” está para o director de fotografia assim como a memória melódica está para um músico.

A luz é a componente mais mutável na nossa vida quotidiana. Movemo-nos entre itens fortes e entre pessoas que não mudam radicalmente de um dia para o outro. Visualmente a presença do nosso ambiente e as pessoas ao nosso redor podem mudar de uma hora para outra por causa da estação do dia ou uma fonte específica da luz. O director de fotografia é muito cuidadoso com essas progressões e armazena na sua memória o efeito de distintos tipos de luz no nosso subconsciente ou nos nossos sentimentos. As pessoas vêem as alterações da luz na natureza ao longo do dia. O director de fotografia deve ser tão observador quanto um pintor impressionista. Claude Monet, pintou a igreja de Rouen do mesmo ponto em diferentes situações do dia. É normal, os directores de fotografia passam um dia inteiro a observar a variação da luz em um determinado local para poderem reproduzir essa luz em estúdio, numa situação de luz totalmente controlada.

Para um director de fotografia, observar a luz, acaba por ser uma segunda natureza. Independentemente de estar num jardim da cidade, num bar, num escritório ou junto ao mar, o director de fotografia grava na sua memória para relembrar mais tarde numa circunstância comparável num determinado filme. Isso ajuda a tarefa de um director de fotografia, que é sem dúvida adicionar o carácter visual do filme.