Portefólio de Diretor de Fotografia em Portugal – Fernando Santos

# CELIO JOGGERS | TVC
# HOLMES PLACE – SPARTANS | BRANDED CONTENT
# NESCAFÉ DOLCE GUSTO | TVC
Director of Photography in Portugal Fernando-Santos
watch more movies

Diretor de Fotografia – Moldar a luz, contar histórias

Diretor de Fotografia

INSTINTO VISUAL

Um diretor de fotografia não trabalha apenas a luz – trabalha a emoção. Cada raio de luz, sombra e escolha da objetiva tornam-se parte da forma como uma história é sentida. Não se trata apenas do aspeto de uma cena – trata-se do que o público vai sentir.

Acredito que a direção de fotografia tem a ver com intuição, sensibilidade e a capacidade de transformar a luz numa linguagem narrativa.

SER INSPIRADO

Todos os projetos começam com inspiração. Abordo cada enquadramento ou cada movimento de câmara como uma pergunta: qual é a verdadeira emoção que queremos aqui?

Tal como um pintor estuda a mudança de luz num único objeto, observo a cena e interiorizo-a, para transformar a luz. Quer esteja a iluminar um cenário ou um rosto, o objetivo é sempre o mesmo – revelar algo invisível, algo que seja realista.

ESTAR LIGADO

A grande direção de fotografia não acontece isoladamente. Nasce da ligação com o realizador, com a história, com o ambiente.

Escuto, observo e crio. Colaboro de perto com o realizador, com o estilista de produção e com o colorista, para garantir que todas as decisões visuais se alinham com a mensagem e ritmo da história.

SER CRIATIVO

A criatividade é conhecer as regras e decidir quando podem ser quebradas.

Exploro a luz natural, a luz difusa ou o contraste, como ferramentas emocionais. Cada local traz desafios únicos, mas também uma luz única. Vejo a luz como uma memória – a forma como se espalha, como se desloca no espaço ou como molda a cena. Essa memória torna-se a paleta que utilizo para criar a estética, a textura ou o tom cromático.

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

A direção de fotografia não é apenas uma questão de estética. Tem a ver com o ritmo, com o silêncio, com o caos, com a quietude, tudo isto comunicado através de escolhas visuais. Da seleção da lente ao movimento de câmara, da exposição de luz à sombra, tudo tem um peso.

Crio uma luz que apoia o desempenho dos atores. Enquadro momentos que contêm emoção. Guio o olhar do espetador e, por vezes, deixo-o sentir-se perdido de propósito.

LUZ. EMOÇÃO. INTENÇÃO.

Quer se trate da produção de um filme, de um spot publicitário ou de um videoclipe, contribuo com a literacia emocional necessária, com o controlo técnico e num espírito de colaboração.

Vamos fazer algo que mexa com as pessoas.